Primeiro carro híbrido flex do mundo é lançado em Manaus

Publicado em: 26/09/2019 às 18:53 | Atualizado em: 27/09/2019 às 12:44

A Toyolex apresentou em Manaus, nesta quinta-feira, dia 26, o Corolla 2020 com diversas inovações que prometem revolucionar a experiência de dirigir um sedã.

Trata-se do primeiro carro híbrido flex do mundo. O modelo, além de gerar economia de combustível, traz a proposta de preservação do meio ambiente, pois a emissão de CO2 é de apenas 29 gramas, devido a utilização do motor elétrico.

Tecnologia, inovação e sustentabilidade são as principais marcas da 12ª geração do Corolla. O lançamento contou com a presença de convidados e imprensa.

Como uma das novidades, o sedã estreia a inédita configuração híbrida flex e sistemas de segurança ativa, também pela primeira vez no segmento.

Nessa configuração, o carro funciona com gasolina ou etanol, junto a dois motores elétricos. O modelo híbrido flex vem na versão topo de linha, Altis, e sai pelo mesmo valor do modelo com motor a combustão 2.0.

Desenvolvido exclusivamente para o Brasil, o primeiro carro híbrido flex com transmissão híbrida do mundo foi planejado por uma equipe de engenheiros brasileiros e japoneses.

Segundo a Toyota, o novo carro foi criado com base em cinco pilares: design, dirigibilidade, segurança, performance e conectividade.

 

Versões

Baseado na ideia de manter um line up simples, a empresa mantém as três versões: GLI, XEI e ALTIS.

Desde a versão de entrada GLi, o Corolla é equipado com direção elétrica, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e um de joelho para o motorista), sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.

Há também faróis com acendimento e câmera de ré, direção elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis com luzes diurnas de LED e tela TFT de 4,2 polegadas colorida no quadro de instrumentos. As rodas têm 16 polegadas.

A versão intermediária XEi acrescenta faróis de neblina em LED, chave presencial para entrada no veículo e partida do motor, aletas para troca de marchas atrás do volante, modo de condução Sport, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, ar-condicionado automático, acabamento com partes de couro preto e rodas de 17 polegadas.

A topo de linha Altis 2.0 adiciona lanternas e faróis de LED e o pacote Toyota Safety Sense, com piloto automático adaptativo, faróis com facho alto automático, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, e alerta para mudança involuntária de faixa.

O Corolla é produzido em Indaiatuba (SP). A unidade teve um investimento de R$ 1 bilhão para ser modernizada e receber a nova geração do modelo. A Toyota prevê produção mensal de 3,5 mil carros com motor 2.0 e de mil híbridos.

A fábrica de motores de Porto Feliz (SP) teve investimento de R$ 600 mil e também vai produzir o motor híbrido, mas com a maior parte dos componentes vinda do exterior, já que os fornecedores locais ainda não dispõem dessa tecnologia.

Leia mais

Índice de confiança da indústria fica estável em setembro, aponta FG

 

 

 

Foto: Divulgação