Carro diplomático da embaixada brasileira é apreendido com droga
Veículo diplomático brasileiro pego com cocaína na fronteira turca.

Diamantino Junior
Publicado em: 27/10/2023 às 11:09 | Atualizado em: 27/10/2023 às 11:09
O Ministério das Relações Exteriores confirmou que um veículo diplomático da embaixada brasileira em Sófia, Bulgária, foi apreendido na fronteira turca de Kapakule, transportando 55 kg de cocaína.
Após suspeitas da alfândega turca, o veículo com placa diplomática foi minuciosamente inspecionado, resultando na descoberta de 52 pacotes da droga.
As embaixadas brasileiras em Sófia e Ancara, Turquia, emitiram uma declaração conjunta confirmando o incidente e esclarecendo que o veículo em questão foi roubado da embaixada brasileira na Bulgária.
O Itamaraty também informou que o suspeito, um funcionário da embaixada contratado de nacionalidade búlgara, foi preso pela polícia turca e posteriormente demitido.
O comunicado destaca a cooperação do Ministério das Relações Exteriores com as autoridades locais e expressa a esperança de que a investigação do crime seja conduzida de maneira eficaz.
Leia mais
Ex-sargento da FAB é denunciado por tráfico internacional de drogas
O diretor do departamento de combate ao tráfico de drogas e controle aduaneiro da Bulgária, Stefan Bakalov, insinuou que o caso pode envolver cidadãos de diversos países, mas não forneceu detalhes adicionais para não prejudicar as investigações.
A Turquia também divulgou que, nos últimos meses, apreendeu mais de 5 toneladas de drogas diversas.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Itamaraty/divulgação