Carnaval: Guajajara desfila no Salgueiro em enredo sobre os ianomâmis
Este ano o Salgueiro leva para a Avenida o enredo “HUTUKARA”, em defesa do povo ianomâmi.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 14/01/2024 às 10:26 | Atualizado em: 14/01/2024 às 10:26
A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara vai participar do desfile oficial da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro na Marquês de Sapucaí, em fevereiro.
Conforme o jornal O Globo, no próximo domingo, 21, ela também vai estar no ensaio técnico da agremiação. A confirmação foi recebida na tarde de ontem (13).
Sobretudo, este ano o Salgueiro leva para a Avenida o enredo “HUTUKARA”, em defesa do povo ianomâmi.
Desse modo, a vermelha e branca também vai reivindicar na passarela do samba o fim da crise que ameaça a sobrevivência dos indígenas.
Com isso, para o presidente da escola, André Vaz, a presença da ministra na Academia do Samba reforça o manifesto salgueirense em prol dos povos indígenas.
Ao que ele considera uma das maiores representações culturais do mundo:
A presença da Sonia em nosso desfile traz um impacto significativo ao chamar a atenção para as questões indígenas, aumentando a conscientização sobre os desafios enfrentados por essas comunidades. A visibilidade em um evento de grande magnitude como o desfile das Escolas de Samba é uma oportunidade para amplificar as vozes e chamar atenção para as demandas dos povos indígenas no Brasil, destaca Vaz.
Nesse sentido, em 2024, o Acadêmicos do Salgueiro vai levar para a Avenida a história e a luta do povo ianomâmi com o enredo Hutukara, de autoria do carnavalesco Edson Pereira.
Dessa forma, a Academia do Samba faz um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos ianomâmi, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região.
Então, Hutukara significa “a floresta construída dos yanomami”.
Portanto, enredo é baseado no livro “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo ianomâmi.
Leia mais em O Globo.
Leia mais
Ianomâmis serão homenageados no carnaval da Salgueiro em 2024
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados/Agência Câmara de Notícias