Carnaúba e Beira-Mar trocam de presídios em ‘operação secreta’
Ação da Polícia Penal Federal contou com 100 agentes

Mariane Veiga
Publicado em: 16/01/2024 às 22:00 | Atualizado em: 16/01/2024 às 22:20
Luiz Fernando da Costa, conhecido como ‘Fernandinho Beira-Mar’, líder do Comando Vermelho, maior facção do Rio de Janeiro, e Gelson Carnaúba, chamado de ‘Mano G’, foram tranferidos de presídios federais em uma operação secreta da Polícia Penal Federal que aconteceu na última quinta-feira (11).
Conforme publicou a CNN, ‘Beira-Mar’ estava preso na penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS) e foi levado para o presídio de Mossoró (RN).
Já sobre a transferência de Carnaúba, o ‘Mano G’, apontado pelas autoridades como um dos chefes da Família do Norte (FDN), maior facção da região norte, o que se sabe é que ele “foi transferido de um presídio federal a outro”.
Outros presos apontados como chefes de facções criminosas também foram transferidos.
Ao todo, a operação movimentou 11 internos que cumprem pena no regime fechado. Dessa forma, quase todos da cúpula da facção carioca. A ação reuniu 100 agentes.
Conforme integrantes do Sistema Penitenciário Federal, o rodízio de custodiados é “estratégia de inteligência penitenciária que visa desarticular as organizações criminosas por meio de rodízio periódico de presos entre as penitenciárias federais”.
Por se tratar de presos considerados de alta periculosidade e com posição de liderança, a operação foi mantida sob sigilo e envolveu alto grau de complexidade, sob a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça.
Leia mais na CNN Brasil.
Leia mais
Família de Beira-Mar é condenada e filha deve perder mandato no Rio
Foto: reprodução/Brasil247