Capital de Roraima terá 5G na segunda; Manaus, até novembro 

A importância da 5G é que ela oferece maior velocidade para baixar e enviar arquivos, estabilidade e menor tempo de resposta

capital, roraima, 5g, manaus

Publicado em: 14/09/2022 às 17:05 | Atualizado em: 15/09/2022 às 15:53

A capital de Roraima, Boa Vista, está entre as novas capitais que receberão o sinal da internet 5G na próxima semana. Manaus está no bloco das que terão o sinal em novembro. Com a inclusão dessas cidades, 22 capitais vão contar com a nova tecnologia de internet móvel. 

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são sete as capitais da próxima semana; além de Boa Vista, Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). Com a inclusão dessas cidades, 22 capitais vão contar com a nova tecnologia de internet móvel (na foto, o prefeito de Manaus, David Almeida, sanciona a lei do 5G). 

A decisão foi tomada, nesta quarta-feira (14), em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade para baixar e enviar arquivos, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).

Leia mais

Todas as capitais do país deverão operar com a tecnologia até o fim de novembro.

Ainda falta ativar o 5G puro nas capitais do Norte: Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM) e Belém (PA).

Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá de forma gradual, até 2029. 

Cronograma 

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G puro funcionando até 31 de julho.

Entretanto, esse prazo foi prorrogado duas vezes pela Anatel, devido ao cronograma de entrega dos equipamentos que precisam ser instalados para evitar que o 5G cause interferência em serviços profissionais de satélite.

Esses equipamentos são importados, em geral da China. 

Agora, o 5G precisa ser ativado comercialmente nas cinco capitais (região Norte) que ainda não contam com a tecnologia até 27 de novembro.

A tendência, contudo, é que a ativação seja feita antes, à medida que as operadoras concluem os trabalhos de instalação de antenas e filtros. 

Leia mais no Metrópoles 

Foto: Semcom