Câmara vai decidir com urgência aumento de cadeiras de deputados

Aprovação de requerimento para decidir questão saiu nesta noite

Mariane Veiga

Publicado em: 06/05/2025 às 21:56 | Atualizado em: 06/05/2025 às 22:49

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (5) um pedido de urgência para a tramitação de um projeto que propõe ampliar de 513 para 531 o número total de deputados federais.

A medida visa evitar que estados percam cadeiras após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a readequação das bancadas com base nos dados do Censo 2022, mas sem aumentar o total de parlamentares.

Caso a decisão do STF fosse aplicada integralmente, sete estados, incluindo a Paraíba, do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), perderiam cadeiras, enquanto outros sete ganhariam.

Dessa maneira, para evitar essa redistribuição, deputados articulam um acordo que amplia o total de cadeiras na Casa, de modo que nenhum estado perca representação.

Leia mais

Câmara pensa em contrariar STF e aumentar cadeiras de deputados

O relator do projeto, Damião Feliciano (União-PB), propôs que nove estados recebam mais cadeiras, entre eles Pará (+4), Santa Catarina (+4) e Amazonas (+2). 

Se aprovada, a nova configuração passaria a valer já nas eleições de 2026.

No entanto, a mudança também impactaria as assembleias legislativas estaduais, que têm seu número de deputados vinculado ao tamanho das bancadas federais.

Nesse sentido, o total de deputados estaduais subiria de 1.059 para 1.079.

A decisão do STF exige que o Congresso atualize a distribuição das cadeiras até 30 de junho. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

Leia mais no G1.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado