Briga por R$ 1 bi: ex-mulher de senador do AM ganha aval da Justiça dos EUA

Gilberto Miranda, paulista de Ribeirão Preto (SP), foi suplente do ex-governador Amazonino Mendes.

Gilberto Miranda e ex-esposa

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 26/01/2023 às 07:07 | Atualizado em: 26/01/2023 às 11:16

A empresária Carolina Andraus Lane, 46, que briga com o o ex-senador do Amazonas Gilberto Miranda, 75, por uma fortuna de R$ 1,1 bilhão, acaba de ganhar aval da Justiça dos EUA na questão.

Ex-mulher de Batista, Lane obteve na justiça americana o direito de ter acesso documentos de transação financeira de um truste compartilhado com o ex-marido.

Ela acusa Miranda de ter alterado o contrato de um investimento que teria sido construído pelos dois, quando ainda estavam juntos, e de ter se apropriado do dinheiro.

Agora, porém informa a colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, duas juízas de Nova York e da Flórida determinaram que o escritório do advogado americano que cuidava do truste do casal, Donald Fox, disponibilize os documentos solicitados pela defesa da empresária.

Quem é Gilberto Miranda?

Gilberto Miranda, paulista de Ribeirão Preto (SP), foi suplente do ex-governador Amazonino Mendes, no mandato de senador que ele se desfez depois que se elegeu em 1990.

Amazonino ficou só um ano em Brasília, renunciou o cargo para disputar a Prefeitura de Manaus e pavimentar seu caminho de volta ao Governo do Estado.

Assim, Gilberto Miranda ficou com quase sete dos oito anos do mandato do titular.

À época, dele, no Amazonas, só se sabia se tratar de um lobista que fez fortuna atuando junto a empresas do Polo Industrial da Zona Franca (ZFM).

Seu pulo do gato, reportou à época o jornal O Globo, foi ajudar empresas que pretendiam se instalar na ZFM. Com contatos na burocracia federal, cuidava da documentação. Em contrapartida, em vez de honorários, pedia participação societária nas empresas.

A história dele é parecida com a de Lírio Parisotto, ex-suplente do senador Eduardo Braga (MDB).

Foto: Divulgação