Boulos solicita que PGR investigue Eduardo Bolsonaro

Segundo Guilherme Boulos, o filho de Bolsonaro deve ser investigado por suposto crime contra a soberania nacional.

Boulos solicita que PGR investigue Eduardo Bolsonaro

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/02/2025 às 16:18 | Atualizado em: 26/02/2025 às 16:18

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) pediu hoje (26) à Procuradoria-Geral da República (PGR) que instaure um inquérito contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposto crime contra a soberania nacional.

Ao mesmo tempo, o parlamento solicitou que o Tribunal de Contas da União (TCU) investigue os gastos do parlamentar.

De acordo com a IstoÉ, Boulos usou como justificativa o fato de o parlamentar estar nos Estados Unidos com o intuito de conversar com autoridades norte-americanas para convencê-las de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STf) Alexandre de Moraes estaria impondo uma censura no Brasil para fragilizar a oposição.

Dessa forma, o propósito é conseguir algum tipo de sanção ao magistrado e, sobretudo, gerar alívio as acusações que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta.

Nesse sentido, na ação à PGR, o deputado federal solicita que Eduardo Bolsonaro seja investigado com base no artigo 359- I do Código Penal.

Ou seja, o artigo prevê detenção de três anos e oito meses a quem “negociar com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes, com o fim de provocar atos típicos de guerra contra o País ou invadi-lo”.

Ainda segundo a publicação, já ao TCU, o psolista mencionou o mesmo crime e pediu uma investigação para saber se “Eduardo Bolsonaro está cometendo atos ilícitos com uso de verbas públicas da União”.

Leia mais na IstoÉ.

Leia mais

Filho de Bolsonaro critica exigência de Moraes sobre mostrar convite de Trump

Foto: reprodução/Agência Câmara