Boulos pode assumir articulação com movimento sociais no governo
Lula sondou Boulos para assumir a Secretaria-Geral e reforçar o diálogo com movimentos sociais.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 06/05/2025 às 16:39 | Atualizado em: 06/05/2025 às 16:39
O presidente Lula conversou reservadamente com Guilherme Boulos (PSOL) sobre a possibilidade de ele assumir a Secretaria-Geral da Presidência, pasta responsável pelo diálogo com movimentos sociais. Hoje, o cargo é ocupado por Márcio Macêdo (PT), alvo de críticas dentro do partido.
Lula ainda não formalizou o convite, mas sondou Boulos sobre abrir mão da reeleição para assumir o posto até o fim do mandato. O deputado sinalizou disposição. A escolha, porém, depende da reforma ministerial em curso.
Apoio e resistências
Dentro do PSOL, a resistência à ida de Boulos ao governo diminuiu, embora haja preocupação com a perda eleitoral, já que ele é um dos principais puxadores de votos do partido. Erika Hilton deve ganhar destaque caso Boulos aceite o cargo.
No PT, apesar do bom relacionamento com Boulos, alguns deputados demonstram desconforto, principalmente por entregar mais espaço ao PSOL, que já comanda o Ministério dos Povos Indígenas. Nomes como Marco Aurélio de Carvalho e Paulo Pimenta também são cotados.
A pressão para a saída de Márcio Macêdo cresce, pois ele não conseguiu melhorar a relação do governo com os movimentos sociais, que cobram mais diálogo com Lula. Petistas veem Boulos como uma chance de reaproximação.
Leia na íntegra no Estadão.
Leia mais
Das raras vozes da esquerda contra golpistas, Boulos pode virar ministro
Foto: divulgação/Facebook