Bolsonaro reluta em apoiar Tarcísio para 2026, mas teme ser descartado

O réu do STF evita declarar apoio a Tarcísio e teme perder influência caso ele chegue ao Planalto.

PGR arquiva pedido para investigar Tarcísio de Freitas no plano de golpe de Bolsonaro

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 31/03/2025 às 17:45 | Atualizado em: 31/03/2025 às 17:47

Nos bastidores da política, a resistência do agora réu no Supremo, Bolsonaro, em apoiar Tarcísio de Freitas para 2026 chama atenção. O governador de São Paulo se consolidou como principal nome da extrema direita para a sucessão presidencial, mas o ex-presidente sempre encontra uma desculpa para evitar a declaração de apoio.

Bolsonaro, conhecido por seu perfil autoritário e centralizador, não quer ficar de fora da disputa, mesmo inelegível. Ele já cogita insistir em uma candidatura até a reta final, criando obstáculos para que seu grupo político se reorganize. O problema não é apenas perder protagonismo, mas também a certeza de que Tarcísio não seguirá suas ordens caso chegue ao Planalto.

Tarcísio, apesar de fiel ao bolsonarismo, já tem o apoio do mercado e da grande mídia, setores que Bolsonaro atacou durante seu governo. Sua postura alinhada à elite econômica agrada investidores, mas preocupa o ex-presidente, que teme perder influência no movimento que criou.

Nos corredores de Brasília, Bolsonaro já admite que, se Tarcísio vencer, será descartado rapidamente. Sem precisar do “mito” para governar, o governador pode absorver a base radical bolsonarista e consolidar sua própria liderança na extrema-direita.

Leia mais na Revista Fórum.

Foto: Alan Santos/Secom