Bolsonaro deturpa fala de ex-ministro tentando exumar eleição de 2018
m entrevista ao UOL News, Renato Janine Ribeiro desmente as afirmações distorcidas de Jair Bolsonaro sobre a segurança das urnas eletrônicas e fraude eleitoral.

Diamantino Junior
Publicado em: 14/07/2023 às 10:45 | Atualizado em: 14/07/2023 às 13:46
Em entrevista ao UOL News, Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação do governo Dilma Rousseff, esclareceu as declarações distorcidas feitas por Jair Bolsonaro a respeito de suas palavras sobre “fraude eleitoral”. Ribeiro afirmou que nunca questionou a segurança das urnas eletrônicas e criticou a argumentação do presidente.
Ribeiro destacou que Bolsonaro deturpou suas palavras e ressaltou que, se houvesse de fato fraude nas eleições, os resultados teriam sido diferentes ao longo dos anos.
Ele citou como exemplo o fato de o Partido dos Trabalhadores (PT) ter vencido cinco eleições presidenciais, mesmo perdendo em muitos estados. Segundo Ribeiro, se a fraude beneficiasse o PT, o partido teria eleito seus candidatos em um número maior de estados.
Leia mais
Bolsonaro deturpa fala de aliado de Lula sobre fraude eleitoral e cobra TSE
O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro de Dilma Rousseff também esclareceu o contexto de sua fala original, que se referia à anulação da condenação de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais
TSE desmente canal argentino sobre fraude nas urnas eletrônicas
Ele destacou a importância de não haver articulação entre juiz e promotoria, mas ressaltou que não pretende processar Bolsonaro pelo uso indevido de suas declarações.
Ribeiro enfatizou a necessidade de melhorar a qualidade do debate no Brasil, baseado em argumentos e na verdade, evitando difamações.
Ele mencionou que o grupo de Bolsonaro está perdendo espaço significativo e ressaltou a importância de um diálogo construtivo e embasado nos fatos.
Leia mais no UOL.
Foto: divulgação