Na UNE, Barroso diz: ‘Nós derrotamos o bolsonarismo’
Enfrentando vaias e interrupções, Barroso afirmou que a derrota do bolsonarismo era necessária para garantir a democracia e a livre manifestação.

Diamantino Junior
Publicado em: 13/07/2023 às 10:26 | Atualizado em: 13/07/2023 às 11:19
Durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, criticou o “bolsonarismo” em seu discurso na noite de quarta-feira (13/7) em Brasília.
“Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, afirmou em resposta a um grupo que protestava com uma faixa contra ele.
Enfrentando vaias e interrupções, Barroso afirmou que a derrota do bolsonarismo era necessária para garantir a democracia e a livre manifestação. Alguns estudantes levantaram cartazes acusando-o de ser golpista e de não defender o piso da enfermagem.
No entanto, o ministro enfatizou o compromisso com a história, a construção de um país melhor e maior através da democracia, do estudo e dos argumentos. Ele também destacou a capacidade de ter interlocução respeitosa, mesmo com divergências.
Leia mais
‘Perdeu, mané, não amola’, reage Barroso a bolsonarista em NY
Barroso mencionou ainda a resistência da democracia a um golpe de Estado, referindo-se aos ataques golpistas de 8 de janeiro.
O evento, que reuniu cerca de 7 mil estudantes e delegações de diversos estados do país, é o principal fórum estudantil da América Latina e ocorre até sábado (15/7) no Centro Comunitário Athos Bulcão na UnB.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Arthur Ramos CB /D.A. Press