Bandeira de Trump na Câmara vira chacota nas redes

Ato de oposição foi visto como submissão ideológica e gerou maioria de críticas, aponta levantamento.

Publicado em: 23/07/2025 às 16:25 | Atualizado em: 23/07/2025 às 16:25

A cena de deputados da oposição estendendo uma faixa com o nome de Donald Trump e o slogan “Make America Great Again” no plenário da Câmara, nesta terça-feira (22), virou alvo de críticas massivas nas redes sociais. O gesto foi interpretado como traição à pátria e servilismo ideológico ao presidente dos Estados Unidos (EUA).

Levantamento do analista de redes, Pedro Barciela, mostra que 77% das postagens foram críticas. Apenas 18% defenderam o ato, e 5% se mantiveram neutros. Expressões como “vergonha nacional”, “capachos dos EUA” e “patriotismo invertido” dominaram os comentários. Para 28%, a cena configura “crime de lesa-pátria”.

A ação ocorreu após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), suspender comissões que iriam deliberar moções de apoio a Jair Bolsonaro. Mesmo com o veto, parlamentares do PL e aliados fizeram um protesto improvisado, que incluiu o uso da bandeira norte-americana.

Durante coletiva, os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) seguraram a bandeira. O ato gerou desconforto até entre colegas: “Tira essa bandeira daqui”, reclamou um parlamentar.

Nas redes, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), reagiu:

“Não representam o povo brasileiro. São traidores da pátria, vendidos a um projeto autoritário e estrangeiro”.

Jair Bolsonaro, que era esperado para comparecer ao ato, cancelou a ida de última hora.

Leia mais detalhes no ICLnotícias.

Leia mais

Foto: reprodução/Globonews