Autoridade do sistema prepara plano de contingência da energia elétrica
O objetivo é garantir o fornecimento de energia no sistema interligado.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 17/09/2024 às 15:10 | Atualizado em: 17/09/2024 às 15:14
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prepara um plano que deve ser apresentado na quinta-feira (19), visando garantir o suprimento de energia em meio à seca histórica no país.
É que nesse dia haverá uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
Dessa forma, o encontro está marcado para quinta-feira (19) às 13h30, no Rio de Janeiro. Conforme divulgou o g1.
Nesse sentido, o plano de contingência havia sido solicitado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que encaminhou ofício no dia 6 de setembro.
De acordo como o ministro, o objetivo é garantir o fornecimento de energia no sistema interligado. E em Roraima — único estado que não está conectado ao restante do país.
“Além disso, destaco que o Plano deve conter, entre outras, propostas de medidas concretas, para cada ano, a serem adotadas pelas instituições que compõem o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico”, diz o ofício assinado por Silveira.
O governo, portanto, está preocupado com o fornecimento de energia porque o Brasil passa pela pior seca dos últimos 94 anos e, com a chegada do calor, deve enfrentar picos mais altos de consumo.
Assim sendo, apesar de os reservatórios das hidrelétricas ainda estarem acima de 50%, a quantidade de água que chega aos rios e é se utiliza para gerar energia está abaixo de média histórica.
Então, para minimizar os impactos, o governo já tem adotado algumas medidas, como o acionamento de usinas termelétricas para atender aos picos de consumo.
Leia mais no g1.
Leia mais
Amazônia: rio Madeira seca muito e força hidrelétrica a parar operações
Seca e consumo de energia podem trazer o horário de verão
Foto: Beth Santo/Secretaria-Geral/PR