Ataque dos EUA contra grupo apoiado pelo Irã deixa dezenas de mortos
O ataque no oeste do Iêmen teve como alvo base usada pelos Houthis para abastecimento de combustível.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 18/04/2025 às 10:21 | Atualizado em: 18/04/2025 às 10:24
Na noite desta quinta-feira (17), um bombardeio dos Estados Unidos (EUA) contra um porto controlado pelos Houthis no oeste do Iêmen deixou ao menos 74 mortos e 171 feridos, segundo a Al Masirah TV, emissora ligada ao grupo. Essa ação faz parte de uma ofensiva militar dos EUA que visa posições estratégicas dos militantes financiados pelo Irã.
De acordo com a Reuters, o episódio representa um dos dias mais letais desde que Washington intensificou os ataques aéreos contra os Houthis. O Comando Central norte-americano declarou que o objetivo foi atingir uma fonte de combustível usada pelos militantes, enfraquecendo sua capacidade econômica e operacional.
Entretanto, apesar do impacto, o governo dos EUA ainda não comentou oficialmente os números divulgados pelo grupo. Além disso, o Pentágono não respondeu ao pedido da Reuters sobre o caso.
Enquanto isso, os Houthis, baseados no Iêmen e apoiados por Teerã, continuam atacando cargueiros e navios ocidentais no mar Vermelho. Eles também têm lançado mísseis em direção a Israel desde o início do conflito em Gaza.
Em resposta, os EUA passaram a bombardear posições do grupo desde março deste ano, por ordem do presidente Donald Trump. Por fim, o grupo iemenita declarou guerra contra Washington e tem intensificado suas ofensivas na região.
Leia na íntegra em g1.
Leia mais
China amplia poder sobre metais raros do Brasil em mina financiada por EUA
Foto: reprodução/Al Masirah TV/AFP