‘App do Itaú, Bradesco ou Santander’ acabará em até 2 anos, diz presidente do BC

Campos Neto ainda exaltou o sucesso do Pix no Brasil

'App do Itaú, Bradesco ou Santander' acabará em até 2 anos, diz presidente do BC

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 12/11/2023 às 16:19 | Atualizado em: 12/11/2023 às 16:19

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto afirmou que open finance -ecossistema que permite o compartilhamento de dados pessoais entre instituições financeiras e bancárias- deve acabar em breve com a necessidade de ter diferentes aplicativos de bancos.

Dessa forma, em evento em Chicago organizado pela MBA Brasil, grupo formado por estudantes de pós no exterior, Campos Neto disse, sexta-feira dia 10: Como informa o jornal Estado de Minas.

Em algum momento, talvez daqui a um ano e meio, dois anos, você não vai ter mais um app do Itaú, ou do Bradesco, ou do Santander, você vai ter um app que a gente chama de agregador. E aquele app vai, por meio do open finance, integrar tudo nas suas contas.

Além disso, ele completopu:

Você vai apertar uma coisa Pix, vai dizer todos os saldos que você tem em todos os bancos, você vai escolher banco A, B ou C. Aí vai dizer: ‘Quer fazer crédito ou débito?’ Eu quero fazer débito. Pronto, foi. Quero fazer crédito. Aí ele vai aparecer a linha de crédito para aquela compra naquele momento e as taxas que todos os bancos vão oferecer para a sua compra naquele momento, e você vai ter a comparabilidade imediata.

Da mesma forma, Campos Neto disse ainda que, neste aplicativo agregador, será possível comparar ainda taxas para investimento. Assim como migrar a custódia de uma aplicação para outra instituição em segundos.

Em suma, Campos Neto ainda exaltou o sucesso do Pix no Brasil, afirmando que 9 milhões de contas bancárias foram abertas em razão da tecnologia.

Leia mais em Estado de Minas.

Leia mais

Senadora quer Campos Neto afastado do Banco Central

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil