Aposentados: quase meio milhão apontam desconto indevido em um dia

Dado apresentado pelos presidentes do INSS e da Dataprev foi coletado até às 16h desta quarta-feira (14)

MP quer que TCU dê 15 dias para INSS devolver recursos de aposentados

Mariane Veiga

Publicado em: 14/05/2025 às 19:52 | Atualizado em: 14/05/2025 às 19:53

O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), recebeu 473.940 pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram descontos considerados indevidos em seus benefícios, até às 16h desta quarta-feira, 14 de maio.

 Os pedidos foram feitos pelo telefone 135 e por meio do aplicativo Meu INSS. Essas pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa, o que corresponde a 98,6% dos requerentes. Outras 6.720 pessoas (1,4%) reconheceram as cobranças nas suas contas.

Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que 41 entidades foram contestadas, ou seja, não reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados. O INSS encaminhou um ofício para que elas informem a comprovação desse vínculo em um prazo de 15 dias. Caso o desconto não seja justificado, elas terão de efetuar um pagamento para ressarcir esses valores retirados irregularmente. “Esse pagamento não vai para a conta do segurado, ele vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo pagando em folha, na conta que ele recebe o benefício”, declarou Waller Júnior.

O presidente do INSS afirmou que, se for necessário, o órgão oferecerá atendimento presencial para atender todas as pessoas impactadas. “Lembrando que esse pedido não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria. A gente vai monitorar essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros para poder abrir o atendimento presencial nas agências ou, ainda, outras formas de busca. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alijada, retirada desse procedimento”, explicou Waller Júnior.

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Sobrecarga

Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o aplicativo Meu INSS teve 8,55 milhões de acessos neste primeiro dia de pedidos de ressarcimento. “Na área do desconto associativo, nós tivemos 1,6 milhão de acessos. Pela manhã, mesmo com a ampliação bastante significativa da infraestrutura que suportava o sistema, tivemos alguns momentos de instabilidade. Conseguimos balancear a carga, aumentar vários dos elementos, estabilizamos o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo amanhã e em diante”, disse.

Waller Júnior também pontuou que o volume de acessos foi muito superior ao número de solicitações feitas. Por isso, pediu que seja evitado o uso do sistema por pessoas que não tenham sido afetadas diretamente. “Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes. Então, curiosos, não acessem o sistema. Isso vai dificultar ainda mais esse acesso”, afirmou.

O que fazer 

A partir desta quarta-feira (14), é possível confirmar se o desconto associativo identificado em seu benefício foi autorizado ou não. Basta acessar o aplicativo ou o site Meu INSS, com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo exibirá o nome da entidade e, também, as opções para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou, de fato, o débito.

Ao clicar na opção “Não autorizei o desconto”, o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação. A partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. Esses são os únicos canais oficiais do Governo Federal para tratar do assunto.

Não há prazo limite para a solicitação. Os aposentados e pensionistas podem conferir suas situações quando for mais conveniente, sem razão para correria ou pressa na checagem.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil