Anuário aponta mapa da desigualdade no bolso dos PM no país

O policial militar no Amazonas está no topo dos melhores salários do país. Veja gráfico

Anuário aponta mapa da desigualdade no bolso dos PM no país

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 15/07/2021 às 18:00 | Atualizado em: 15/07/2021 às 18:00

O novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública coletou informações salariais de quase todos os estados brasileiros. Com isso, aponta o mapa da desigualdade no bolso dos policiais militares no país

Como exemplo, considerando os salários médios, nenhum cabo da PM, em todo o Brasil, é tão bem pago quanto o que trabalha no Distrito Federal.

Por outro lado, nenhum recebe tão pouco quanto o do Piauí – embora todos tenham, a rigor, exatamente as mesmas tarefas.

Conforme informação divulgada pelo Piauí Folha Uol, as duas unidades da federação ocupam os extremos da pirâmide salarial dos PM no Brasil.

No Piauí é de 4,1 mil reais (isto é, metade dos 5,6 mil policiais piauienses ganha acima disso, e metade abaixo). Enquanto que no Distrito Federal a mediana é de 10,8 mil.

Contudo, no Brasil como um todo, a mediana dos salários da PM é de 5,6 mil reais.

“Nosso salário é baixíssimo. Um cabo que trabalha no Maranhão, estado vizinho ao nosso, tem salário equivalente ao de um subtenente aqui no Piauí”, reclama o policial militar Igor Barradas (34).

Ele acrescenta que o policial militar é obrigado a tirar bico, a sacrificar as folgas para ser segurança em posto de gasolina. Muitos acabam morrendo nesses bicos.

Leia mais

Cidade faz emenda para obrigar Amazonas a fazer concurso na PM e Bombeiros

Discrepância

Essas discrepâncias salariais se devem ao fato de que não há uma coordenação nacional a respeito das carreiras da Polícia Militar.

A Constituição determina que as polícias são responsabilidade do governador de cada estado, a quem cabe definir a política salarial e o plano de carreira dos policiais.

De acordo com o informativo, essa autonomia dos estados – que nem sempre têm as mesmas condições orçamentárias nem a mesma organização política pressionando por aumentos dentro dos batalhões – fez com que, ao longo do tempo, houvesse um abismo entre os salários pagos em cada estado.

Leia mais no Piauí Folha Uol e veja o gráfico que apresenta a mediana dos salários das Polícias Militares, por Unidade da Federação.

Foto: Tânia Rego/EBC