Amazônia: presidente do BC é investigado por colaborar com garimpo

Denúncia foi encaminhada à PGR logo depois de Campos Neto responder a um pedido de esclarecimento do STF sobre suposta ausência de fiscalização dos Postos de Compra de Ouro

Publicado em: 23/02/2023 às 20:23 | Atualizado em: 23/02/2023 às 20:33

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu andamento à denúncia encaminhada pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) para que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, seja investigado por suposta omissão na fiscalização de instituições financeiras investigadas por comercializar ouro obtido ilegalmente, por meio do garimpo na Amazônia.

O caso foi enviado à Procuradoria-Geral do Distrito Federal, que ficará encarregada de dar o parecer final sobre a possibilidade de abertura da apuração.

Leia mais

Terra ianomâmi: imagens de satélites revelam garimpo ainda mais destruidor

A denúncia foi encaminhada à PGR na segunda semana de fevereiro, logo depois de Campos Neto responder a um pedido de esclarecimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes sobre uma suposta ausência de fiscalização dos Postos de Compra de Ouro, postos de atendimento de instituições financeiras instalados em regiões garimpeiras.

A defesa jurídica do BC havia afirmado que essa fiscalização era função do Ministério de Minas e Energia e da Receita Federal, não sendo sua a competência.

As informações são do Congresso em Foco.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil