Amazonas supera segunda onda da covid e zera fila de UTI

Com a situação um pouco mais equilibrada, o Amazonas está recebendo pacientes de outros estados

Publicado em: 26/03/2021 às 19:13 | Atualizado em: 27/03/2021 às 09:19

Há cinco dias, nenhum paciente espera por um leito de UTI para covid-19 (coronavírus) em Manaus. E a fila do interior é de oito pacientes.

Dois meses atrás, no fim de janeiro, a realidade era outra. Na capital, 63 pessoas aguardavam um leito de UTI em 25 de janeiro. E no interior, a fila chegava a 46 pacientes no mesmo dia.

Na central de regulação da saúde, uma equipe acompanha em tempo integral as solicitações de transferência de todo o estado. A decisão depende do quadro clínico do paciente e da disponibilidade de leitos.

“Nós recebemos a informação de todas as unidades dizendo quantos leitos têm livres e o perfil de cada leito, então com base nesse perfil de leito, ela ver o perfil do paciente e encaminha para esse leito”, explicou Felizardo Monteiro, assessor técnico do complexo regulador.

Leia mais

Manaus dá nova chance a pessoal da saúde para se vacinar da covid

No pico da segunda onda da pandemia, o sistema de regulação chegou a ter mais de 600 chamados por um leito de covid, com pacientes esperando até 72 horas para conseguir uma vaga. Agora, a situação é bem tranquila.

Com a situação um pouco mais equilibrada, o Amazonas está recebendo pacientes de outros estados. Já foram 45 transferências: 42 de Rondônia e 3 do Acre.

Leia mais G1.

Foto: Divulgação/SES-AM