Amazonas e RJ lideram eleitores “insatisfeitos” ou “muito insatisfeito”

Publicado em: 27/08/2018 às 14:25 | Atualizado em: 27/08/2018 às 14:25
O estado do Amazonas está em primeiro lugar com o Rio de Janeiro em número de eleitores “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” com a vida atual. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (27), está na pesquisa feita pelo Ibope, neste mês, em 25 estados e no Distrito Federal. Na outra ponta, o Ceará se destaca com eleitores “satisfeitos” com a vida (na foto, eleitores na Justiça Eleitoral em Manaus para regularizar títulos).
A pesquisa no Amazonas foi realizada entre 13 e 16 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 23 municípios. Contratada por Rádio TV do Amazonas Ltda. Registro no TRE protocolo nº AM-01315/2018 e no TSE protocolo nº BR-05767/2018.
A soma dos eleitores, além do Amazonas e RJ, ambos do 40%, que se declaram “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” com sua vida atual é numericamente maior (quando desconsiderada a margem de erro) no RJ (40%), em Roraima (39%), Bahia (38%), Amapá e São Paulo (ambos com 35.
Apenas em Minas Gerais ainda não foi divulgada uma pesquisa Ibope após o registro dos candidatos nas eleições deste ano.
Em todos os estados e no DF, mais da metade dos eleitores ouvidos se declaram “satisfeitos”, mesmo se considerada a margem de erro (de 3 pontos percentuais para mais ou para menos). Numericamente, o maior valor de eleitores que se declaram “satisfeitos” é no Ceará (69%) e o menor no Rio de Janeiro e no Amazonas (53%).
Com a soma das categorias “satisfeito” e “muito satisfeito”, os estados onde os eleitores numericamente declaram maior satisfação são Ceará (77%), Piauí (73%), Paraíba e Alagoas (72%), e Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Maranhão e Paraná (71%).
Nas pesquisas, o Ibope questionou aos eleitores com a pergunta: “Como o (a) senhor (a) diria que se sente com relação à vida que vem levando hoje?”. As cinco respostas possíveis eram “muito satisfeito”, “satisfeito”, “insatisfeito”, “muito insatisfeito”, “não sabe/não respondeu”.
Veja aqui os resultados em cada estado:
Foto: BNC