Amazonas é campeão nacional no futebol feminino do Sest/Senat
Mulheres do transporte público de Manaus venceram seleção do Paraná com o capitão do penta Cafu na torcida.

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 28/11/2023 às 13:09 | Atualizado em: 28/11/2023 às 13:18
O Amazonas é campeão nacional de futebol feminino da Copa Sest/Senat. Representado pela empresa de transporte público Via Verde, de Manaus, a seleção amazonense derrotou o time do Paraná, o Grande Londrina, por 2 a 1.
A final foi realizada na unidade do Sest/Senat de Boa Vista, em Roraima, neste dia 25.
Dessa forma, o Amazonas se tornou o primeiro campeão feminino do futebol, já que esta foi a estreia da modalidade na copa.
Anteriormente, na semifinal, no sábado (24), o Via Verde havia batido o Vizioli Transporte, de Vilhena, Rondônia, por 3 a 1.
Copa da inclusão
Para a capitã da Vizioli Transporte, Patrícia Vizioli, que ficou com a medalha de bronze, a iniciativa da copa de incluir a modalidade feminina na competição valorizou a força das mulheres não só no esporte, mas também profissionalmente.
“A gente está mostrando que as mulheres sabem jogar bola e que também podem se destacar no trabalho. As pessoas acham que só tem homem no transporte, mas as mulheres estão exercendo inúmeras funções no setor, e a copa proporciona a circulação desse tipo de informação”.
Para o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, o evento do Sest/Senat é, portanto, um dos momentos mais importantes da instituição.
“Com ela, a gente consegue promover a integração entre os trabalhadores do país inteiro. E a final é o ápice dessa integração. A prova disso é que estamos em Boa Vista, no extremo norte do país, e temos aqui uma equipe de Pelotas [RS], do sul, que cruzou o pais inteiro para poder jogar a final”.
Leia mais
CBF quer Manaus entre sedes da Copa do Mundo feminina em 2027
Capitão do penta
Cafu, ex-jogador e capitão da Seleção Brasileira no pentacampeonato da Copa do Mundo de 2002, foi o convidado de honra da Copa Sest/Senat.
Ele foi a Boa Vista prestigiar a semifinal e final da competição. Além de incentivar os participantes, Cafu fez a entrega do troféu de campeã às jogadoras da seleção do Amazonas.
“É sempre bom ver um evento desse tipo. O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão social que existem no mundo. O que o Sest/Senat está fazendo com esta copa é exatamente isso, a socialização dos trabalhadores do transporte pelo futebol. O futebol integra, ele une, ele é cultura, é educação”, disse.
Em síntese, o ex-atleta parabenizou a entidade pela inclusão da modalidade feminina na copa. “As meninas vêm criando espaço na sociedade, e o Sest/Senat está ajudando elas a se integrarem, tendo o mesmo direito de igualdade que os homens têm”.
Foto: reprodução/Sest/Senat