Alcolumbre põe F. Bolsonaro de relator para isentar americano de visto no Brasil
Proposta de senador do PL deve ser votada no Senado nesta quarta. Governo reage

Mariane Veiga
Publicado em: 18/03/2025 às 22:11 | Atualizado em: 18/03/2025 às 22:34
O Senado discute nesta quarta-feira (19) a proposta, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e relatada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que busca isentar cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália da exigência de visto para entrar no Brasil.
A escolha pelo nome de Flávio na relatoria foi feira pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
O Ministério das Relações Exteriores, por sua vez, se manifestou contra o projeto. Atualmente, turistas desses países precisam de visto eletrônico, com custo de US$ 80,90.
Segundo o Itamaraty, que defende a manutenção da exigência, a medida é uma questão de reciprocidade, já que esses países continuam exigindo visto dos brasileiros.
Leia mais
Decreto de Bolsonaro abre portas, sem visto, para turistas estrangeiros
Além disso, o ministério aponta que a isenção anterior, implementada durante o governo de Jair Bolsonaro, não resultou no aumento esperado do turismo.
A revogação da medida também poderia gerar processos judiciais, com pedidos de reembolso pelos mais de 62 mil vistos emitidos.
Dessa maneira, o governo brasileiro defende a importância de manter os princípios de reciprocidade e igualdade no tratamento migratório.
Leia mais no G1.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado