Alckmin e Haddad devolvem presentes caros dados por árabes
Atitude inversa à de Bolsonaro, que tentou se apossar de joias e armas

Mariane Veiga
Publicado em: 31/07/2023 às 23:25 | Atualizado em: 31/07/2023 às 23:31
Tanto o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), quanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), decidiram nesta segunda-feira (31) devolver presentes recebidos do governo da Arábia Saudita.
Segundo a assessoria da Vice-Presidência da República, uma estátua em forma de camelo foi devolvida no início da noite, “por vontade e orientação” do vice-presidente.
O gesto é inverso ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentou se apossar de joias e armas.
Leia mais
Joias dos Bolsonaros: aberta investigação contra ex-ministro e ex-RF
Alckmin recebeu o presente do ministro de investimento da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, durante fórum de negócios de Brasil e o país árabe realizado nesta segunda, em São Paulo.
Já Haddad devolveu uma onça dourada recebida na manhã desta segunda-feira à Embaixada do Reino da Arábia Saudita, em Brasília.

Conforme o G1, Haddad foi orientado pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, de que o protocolo de oferta de presentes a autoridades públicas pressupõe o aviso prévio ao cerimonial do órgão agraciado.
Dessa forma, se o governo saudita quiser reenviar o objeto, será necessário cumprir os trâmites exigidos pela lei brasileira.
Leia mais no G1.
Foto: Reprodução/Vice-presidência