Agronegócio volta no segundo dia de provas do Enem

Desmatamento também foi abordado, mas de maneira indireta

Agronegócio volta no segundo dia de provas do Enem

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 12/11/2023 às 18:31 | Atualizado em: 12/11/2023 às 18:32

Após ser alvo de polêmica por questões relacionadas ao agronegócio na prova de Ciências Humanas, o Ene voltou a abordar temas relacionados ao setor agrícola neste domingo (12).

De acordo com o portal Terra, isso ocorreu quando os estudantes fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Dessa maneira, conhecimentos sobre pesticidas e as consequências do desmatamento foram cobrados dos alunos.

Segundo professores de cursinhos, as perguntas eram indiretas, sem críticas claras ao agro.

A princípio, no último domingo, 5, deputados ligados ao agronegócio criticaram a “ideologização do Enem” por perguntas que, segundo eles, teriam viés ideológico.

Com isso, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) chegou a pedir a anulação de três questões sobre a exploração do Cerrado.

Assim como os prejuízos do agronegócio para os camponeses e o desmatamento da Amazônia no cultivo da soja.

Contudo, a anulação foi descartada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Por exemplo, uma das questões abordava o uso de pesticidas e perguntava quais amostras de fluidos humanos poderiam conter maior concentração deste produto.

Existe o inseticida e a prova mostrava a sua composição, a sua fórmula. Depois, ela diz que o pesquisador coleta fluidos biológicos de uma população, de sangue, de saliva, da urina e do leite. A prova pergunta em qual desses fluidos o pesquisador encontrou a maior concentração dessa substância. É uma questão técnica, natural de exames desse tipo, avalia o professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação.

Desmatamento

O tema do desmatamento também foi abordado, mas de maneira indireta. Ou seja, falando sobre redução de população de abelhas e uma possível intervenção para evitar o declínio no número desses insetos.

Um dos grandes motivos da extinção das abelhas é a falta de regiões onde elas possam produzir suas colmeias em segurança. Uma das ações possíveis para reverter esse quadro é o replantio de árvores nativas, explica Caê Lavor, diretor de Ensino Médio e Avaliações do SAS Plataforma de Educação.

De acordo com o professor de Biologia Diogo Diaz, do Colégio e Curso AZ, o uso de pesticidas foi citado em uma das alternativas, mas essa não era a resposta correta.

Além disso, outra questão falava sobre a baixa fertilidade dos solos amazônicos e uma técnica utilizado por antigos habitantes da região para torná-la fértil.

Conforme a publicação do Terra, o tema, porém, foi usado para cobrar conhecimentos sobre conceitos físico-químicos, como eletronegatividade.

Assim sendo, ao analisar a prova como um todo, Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, afirma que a “prova de Ciências da Natureza foi menos interpretativa e mais conceitual, exigindo um estudante que soubesse conceitos de física, química e biologia”.

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