Supremo blinda governadores de prestar contas na CPI da covid
A votação no plenário virtual do STF ao parecer da ministra Rosa Weber sobre o assunto começou na madrugada desta quinta-feira e tem prazo até a meia-noite de amanhã

Publicado em: 24/06/2021 às 18:48 | Atualizado em: 24/06/2021 às 18:48
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta quinta-feira (24) a favor de manter a decisão que suspendeu a convocação de governadores pela CPI da covid no Senado.
O julgamento acontece em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos em sistema eletrônico, e começou na madrugada desta quinta. O prazo para apresentação dos votos acaba às 23h59 desta sexta (25).
Em 26 de maio, a CPI aprovou a convocação de nove governadores. Dois dias depois, cerca de 20 governadores acionaram o Supremo contra a decisão.
O grupo argumentou que a convocação fere o princípio da separação de poderes e representa intervenção federal não prevista na Constituição.
Ao analisar o caso, a ministra Rosa Weber suspendeu a convocação, decidindo que eles podem ser convidados a comparecer de forma voluntária. Agora, o plenário julga e forma maioria para suspender a convocação dos governadores.
Leia mais no G1
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF