Sangue dos amazonenses vai gerar medicamentos na Suíça

Hemoam envia 4.800 bolsas de plasma para indústria farmacêutica internacional

Sangue dos amazonenses

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/08/2025 às 11:23 | Atualizado em: 24/08/2025 às 11:23

O que antes era descartado agora terá destino nobre e alcance mundial. Nesta sexta-feira (22 de agosto), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) enviou 4.800 bolsas de plasma excedente para a produção de medicamentos hemoderivados pela Octapharma, na Suíça.

O material, extraído de doações de sangue no Amazonas, será transformado em tratamentos de alto custo, como para pacientes com hemofilia, e distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

Segundo o diretor técnico do Hemoam, Sérgio Albuquerque, o credenciamento para exportar plasma foi homologado em julho, após rigorosa auditoria que atestou padrões internacionais de qualidade.

“O que antes era descartado, gerando custo, agora será transformado em medicamento para muitos pacientes”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

O envio marca uma nova fase para a saúde no Amazonas: o sangue doado por amazonenses ajudando a salvar vidas em todo o país, com tecnologia de ponta produzida na Europa.

Foto: divulgação/Secom