‘PL da devastação’: deputados criticados por agir na calada da noite

Câmara passa "boiadas" enquanto a população está dormindo.

Câmara aprova criação de 200 cargos para STF

Publicado em: 21/07/2025 às 13:24 | Atualizado em: 21/07/2025 às 13:25

Com o recesso parlamentar batendo à porta, a Câmara dos Deputados acelerou votações nesta semana e a pressa varou a madrugada. Na quarta-feira (17), por exemplo, os parlamentares aprovaram o projeto de lei que afrouxa o controle do licenciamento ambiental, o chamado ‘PL da devastação’, às 3h42 da manhã.

A sessão anterior também atravessou a noite: começou na terça-feira (16) e só terminou às 0h34 de quarta-feira. O ritmo intenso de votações de última hora despertou críticas da oposição e de ambientalistas.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que está em seu quinto mandato e esse hábito do Congresso compromete a transparência das decisões.

“É que nem a gente quando adolescente, ou mesmo na juventude, deixava para estudar para prova no último dia. Aqui também, para aprovar inclusive bombas, na reta final”, disse.

Ele definiu a prática como “muito ruim” e comparou ao empurrar de “boiadas” enquanto a população dorme, em alusão à tática de aprovar medidas polêmicas sem amplo debate público.

Saiba mais na coluna de Lauro Jardim, do O Globo.

Leia mais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil