Pelo menos um dia de sobriedade do manauense é proposta de vereador
Iniciativa é para conscientizar e combater a dependência química na capital

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 15/08/2025 às 10:40 | Atualizado em: 15/08/2025 às 10:40
O vereador Allan Campelo (Podemos) apresentou projeto de lei para criar o “Dia da Sobriedade” no calendário oficial de Manaus, a ser celebrado em 6 de janeiro. A proposta visa conscientizar a população e prevenir o uso de álcool e outras drogas.
Segundo o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), a iniciativa busca promover temperança e incentivar a recuperação de dependentes químicos.
“Mães, pais e cônjuges sofrem ao ver seus entes queridos perderem saúde, emprego e dignidade devido ao vício. Muitas famílias enfrentam dificuldades financeiras e emocionais, sem saber como ajudar”, disse Campelo.
Entre os objetivos estão a conscientização sobre os malefícios do consumo, o incentivo para que dependentes busquem tratamento, a valorização da recuperação e da reinserção social, além da promoção de ações educativas e campanhas de prevenção.
O vereador também quer articular parcerias com grupos da sociedade, entidades de apoio a dependentes e órgãos de saúde para realizar palestras, depoimentos, distribuição de informações e oferta de apoio a famílias e indivíduos afetados pela dependência química.
Saiba mais em Amazonas1.
Foto: Mauro Pereira/Dicom