Parintins ganha laboratório do Prosai para garantir qualidade da água
Obra integra o programa do Governo do Amazonas e vai reforçar monitoramento do abastecimento no município

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 24/08/2025 às 11:34 | Atualizado em: 24/08/2025 às 11:34
O Governo do Amazonas está construindo, em Parintins (a 369 km de Manaus), um novo laboratório de análise de água para garantir a qualidade e segurança do abastecimento no município.
A iniciativa faz parte do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
O investimento em obras para fortalecer o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae) de Parintins chega a R$ 53,7 milhões, contemplando 34 quilômetros de redes de distribuição, o laboratório e quatro centros de reservação e distribuição.
“O laboratório é fundamental para analisar e comprovar a qualidade da água. Entre as principais análises estão testes físico-químicos, como pH, cor, turbidez e dureza, e microbiológicos, para garantir pureza e segurança”, disse o titular da Sedurb e UGPE, Marcellus Campelo.
A estrutura contará com equipamentos modernos — medidores de pH e turbidez, balanças, estufas, microscópios, fotômetros e cromatógrafos — e deve entrar em operação no primeiro semestre de 2026.
O Prosai Parintins também engloba obras de saneamento básico, habitação, urbanização e construção de equipamentos públicos, como parques, praças e um novo mercado. Além disso, o programa destina R$ 10 milhões especificamente para fortalecer o SAAE, administrado pela prefeitura, e capacitar a gestão do novo sistema de água e esgoto.
Foto: divulgação