Mulher cria dezenas de gatos que invadem casas de vizinhos

Denúncia é contra moradora do bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus

Gabriel Ferreira, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 01/05/2020 às 09:47 | Atualizado em: 01/05/2020 às 10:23

Uma mulher que cria dezenas de gatos foi denunciada. Sobretudo por deixar os felinos soltos na rua invadindo casas de vizinhos, na Cisjordânia, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.

Conforme o denunciante, ela perdeu o marido por covid-19, e também estaria contaminada pela doença. Dessa forma transmitindo para os gatos. A partir disso, o temor da vizinhança seria dos felinos estarem espalhando o vírus. Principalmente pela localidade.

No último dia 31 de março foi confirmado, o primeiro caso de gato com coronavírus na Bélgica. De acordo com reportagem da Revista Exame, foi infectado por sua dona. O animal teve sintomas como dificuldade de respirar e diarreia.

 

Vídeos da denúncia

 

 

 

 

Leia mais

 

Mais de 1 milhão de pacientes de coronavírus estão curados no mundo

 

Pesquisas sobre os felinos

Segundo matéria do Blog Pet Saudável da Revista Saúde, dois trabalhos científicos sobre os felinos foram realizados.

No primeiro trabalho, os estudiosos testaram 102 gatos da província de Wuhan, na China (onde tudo começou), e descobriram que 15 deles tinham anticorpos contra o novo coronavírus. Portanto, isso significa que os animais estiveram em contato com o vírus, mas não tiveram a doença, e nem a transmitiram.

No segundo trabalho, feito em pesquisa da Science, foi apontado que gatos e ferrets (ou furões) podem ser infectados pelo Sars-CoV-2. Sobretudo mais facilmente, ao contrário de cães, porcos, frangos e patos.

A partir disso a conclusão é de que os felinos pegam o vírus do ser humano, e não ao contrário, segundo Mário Marcondes. Este é veterinário e diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira(SP).

 

Foto: Reprodução