Lula recebe reconhecimento de Putin pelo esforço de paz com Ucrânia
Presidente russo agradeceu a Brasil e China por tentarem viabilizar negociações entre as cidades em guerra.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 15/05/2025 às 15:36 | Atualizado em: 15/05/2025 às 15:36
Durante uma parada técnica em Moscou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Vladimir Putin. O líder russo agradeceu a Lula e ao governo da China pelo apoio às iniciativas diplomáticas para encerrar a guerra na Ucrânia.
Segundo nota do Kremlin divulgada na terça-feira (13), Putin reconheceu o “desejo sincero” dos dois países em contribuir para uma saída negociada. Por sua vez, Lula afirmou que fará o possível para garantir o êxito da reunião entre Rússia e Ucrânia, marcada para hoje, 15 de maio, em Istambul.
Além disso, os dois líderes também reafirmaram o interesse mútuo em aprofundar a parceria estratégica entre os países.
Logo após, Lula seguiu para Moscou após uma série de acordos firmados com a China, onde voltou a se manifestar com otimismo sobre um eventual entendimento entre Putin e Zelensky.
No ano passado, Brasil e China apresentaram uma proposta conjunta para promover negociações de paz.
Contexto da guerra
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, alegando proteger populações russas e combater neonazistas no país vizinho.
Kiev nega as acusações e vê a invasão como uma guerra imperialista. Desde então, quatro regiões ucranianas foram anexadas e, em 2024, a Ucrânia chegou a ocupar partes do território russo.
Leia na íntegra em Brasil 247.
Leia mais
Putin anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia durante a Páscoa
Foto: Ricardo Stuckert / PR