Podem apostar: Lia Maria será desembargadora do TJ-AM
Juíza está com o caminho escancarado para herdar vaga no plenário da Justiça do Amazonas.

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/05/2025 às 11:09 | Atualizado em: 22/05/2025 às 11:09
Antes mesmo de qualquer processo formal, já é possível afirmar neste dia 22 de maio que a juíza Lia Maria Guedes de Freitas será a mais nova desembargadora da corte do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
A magistrada já se inscreveu no edital que prevê repor a vaga aberta em abril deste ano com a aposentadoria compulsória da desembargadora Joana Meirelles.
Dois detalhes, conforme anunciado pelo presidente do TJ, Jomar Fernandes, dão a certeza de que a vaga é de Lia Maria: a cadeira será preenchida por critério de merecimento e por mulher.
Além disso, a juíza ainda pode concorrer à outra vaga disponível no plenário do TJ, essa por critério de antiguidade. É a que deixa o desembargador Elci Simões, que se aposenta, mas que ora está afastado do serviço por decisão da corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Leia mais
Juíza do Amazonas é afastada pelo CNJ por atrasar processos
Chance maior
Nesse edital, da antiguidade, portanto, Lia Maria também tem alta chance de se tornar desembargadora. É que ela é a segunda mais antiga entre os magistrados que podem disputar a cadeira.
E um fato nesta semana aumentou sobremaneira suas possibilidades de promoção na carreira: a juíza mais antiga do Amazonas está fora do jogo.
Trata-se de Cleonice Trigueiro, que acaba de ser afastada de suas funções por decisão unânime do CNJ.
Assim sendo, o caminho ficou escancarado para Lia Maria.
Virar desembargadora, pois, é só uma questão de tempo.
Foto: divulgação