Enchente faz Juruá declarar emergência em saúde pública
Saúde pública no município colapsou após enchentes agravarem riscos de doenças e comprometerem serviços de saúde.

Diamantino Junior
Publicado em: 23/05/2025 às 19:21 | Atualizado em: 23/05/2025 às 19:21
A Prefeitura de Juruá (AM) decretou, nesta sexta-feira (23/5), situação de emergência em saúde pública em razão dos impactos provocados pelas fortes chuvas, cheia dos rios Juruá e Solimões e o consequente represamento de igarapés e córregos.
O decreto Nº 028/2025 foi assinado pelo prefeito Ilque Cunha de Lima e destaca que as inundações vêm afetando ruas, bairros urbanos e comunidades rurais, dificultando o acesso da população aos serviços públicos de saúde e aumentando o risco de surtos de doenças.
Segundo a prefeitura, a cidade alcançou a cota de 20,94 cm no último dia 5 de maio, o que provocou alagamentos severos.
Com isso, houve um crescimento significativo de pessoas vivendo em áreas de risco e aglomerados, favorecendo a propagação de doenças infecciosas.
O decreto aponta a ocorrência de síndromes febris causadas por arboviroses (como dengue, zika, chikungunya, oropouche e febre mayaro), malária, infecções dermatológicas, além do risco iminente de doenças de veiculação hídrica, como diarreia, hepatite, leptospirose e toxoplasmose.
Diante da situação, a prefeitura autorizou a contratação emergencial de bens, serviços e insumos para a área da saúde, com dispensa de licitação, conforme previsto na legislação federal.
Também foi estabelecido o regime de urgência para tramitação de processos administrativos relacionados ao decreto em todos os órgãos municipais.
A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo monitoramento das ações e coordenará, de forma integrada, com os demais órgãos, a resposta à emergência.
Medidas adicionais poderão ser adotadas conforme a evolução da situação epidemiológica local, em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais.
O decreto entra em vigor na data de sua publicação, com validade durante todo o período de emergência.
Foto: reprodução prefeitura de Juruá