Governo seleciona 1,7 mil médicos no ‘Agora tem especialistas’ para SUS
Eles trabalharão áreas onde há carência de profissionais

Publicado em: 24/07/2025 às 21:16 | Atualizado em: 24/07/2025 às 21:16
O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (24) edital para seleção de médicos especialistas que atuarão no programa Agora Tem Especialistas, voltado ao fortalecimento da Atenção Especializada no SUS.
A iniciativa oferece mais de 1,7 mil vagas, sendo 635 com início previsto para setembro em municípios já aderentes ao programa. O restante formará cadastro de reserva.
As inscrições abrem em 28 de julho na plataforma da Universidade Aberta do SUS. Os selecionados receberão bolsa-formação de cerca de R$ 10 mil.
É necessário ser certificado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulado pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Os profissionais atuarão em hospitais e policlínicas da rede pública, com carga horária de 20 horas semanais, sendo 16 de prática assistencial e quatro de atividades educacionais.
O programa inclui 16 cursos de aprimoramento em áreas prioritárias, como oncologia, ginecologia e cuidado a pessoas com deficiência, com duração de 12 meses.
O projeto também prevê a expansão de residências para outros profissionais da saúde, com a oferta de mil novas bolsas para enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.
As informações são de Agência Brasil
Foto: Igor Evangelista/Ministério da Saúde