‘Caso Jean Charles: um brasileiro morto por engano’
Em 2005, o brasileiro de 27 anos foi morto com sete tiros na cabeça e um no ombro por atiradores da polícia britânica

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/04/2025 às 17:30 | Atualizado em: 30/04/2025 às 17:30
Há quase 20 anos, um dos maiores erros da história da polícia britânica agora vai ser contado em uma série: “Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto Por Engano”.
Segundo a Folha de S.Paulo, a estreia acontece nesta quarta (30) no Disney+.
Trata-se do episódio que ocorreu no dia 22 de julho de 2005, quando o brasileiro de 27 anos foi morto com sete tiros na cabeça e um no ombro por atiradores da polícia britânica dentro do vagão do metrô, em Londres.
Dessa maneira, agora, a tragédia é retratada em uma série com quatro episódios.
Assim, a produção britânica mostra os acontecimentos que cercam a morte do eletricista sob a perspectiva dos envolvidos.
Para o ator brasileiro Edison Alcaide, que vive em Londres desde 2008 e interpreta Jean Charles, a série tem como missão expor o que de fato ocorreu.
“Ela faz uma enorme reflexão do dano que informações errôneas podem causar. Foi evidente o compromisso de todo mundo de ser o mais fiel possível com o que tinha acontecido e trazer a verdade à tona. Ela é tensa do começo ao fim, não te deixa respirar,” diz Alcaide à Folha.
Ele explica por que contar essa história tanto tempo depois:
“São muitos temas discutidos: xenofobia, imigração, fake news, responsabilidade das instituições que deveriam nos proteger. Acho a série mais relevante do que nunca,” diz Alcaide.
Leia mais em Folha/Uol.
Leia mais
Protestos anti-Bolsonaro lembram morte de Dom Phillips em Londres
Foto: reprodução/YouTube