Arthur Lira e Rodrigo Pacheco vão avaliar novo auxÃlio emergencial
Os parlamentares colocaram a retomada de auxÃlio como um alÃvio para os vulneráveis em meio à pandemia do coronavÃrus

Publicado em: 03/02/2021 Ã s 12:11 | Atualizado em: 03/02/2021 Ã s 12:20
Os novos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), comprometeram-se nesta quarta-feira (3) a avaliar uma forma de retomar o auxÃlio emergencial, respeitando o teto de gastos.
Os parlamentares colocaram a retomada de auxÃlio como um alÃvio para os vulneráveis em meio à pandemia do coronavÃrus (covid-19).
O benefÃcio, que terminou em dezembro, é uma das prioridades do Congresso nesse momento.
De acordo com Pacheco, será feita a análise das possibilidades fiscais para “respeitando o teto de gastos, avaliar alternativas de oferecer a segurança financeira através de auxÃlio emergencial”.
No entanto, o tema enfrenta resistência do governo Jair Bolsonaro.
A equipe chefiada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, tem repetido reiteradas vezes que o governo não tem espaço fiscal para uma retomada de benefÃcios.
De acordo com o lÃder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), a proposta do governo é, até agora, apenas a inclusão de mais beneficiários no programa Bolsa FamÃlia.
Dessa maneira, o governo prepara uma medida provisória com uma reestruturação do programa que deverá reajustar o benefÃcio médio de 190 reais para 200 reais.
Além disso, permite, com o orçamento existente, a inclusão de cerca de 300 mil famÃlias.
Leia mais no UOL.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil