Adegas são fechadas nas zonas norte e leste de Manaus por perturbação
Estabelecimentos têm se tornado pontos de concentração de adolescentes em situação de vulnerabilidade

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 28/07/2025 às 08:10 | Atualizado em: 28/07/2025 às 08:10
Uma operação conjunta da Polícia Civil e outros órgãos ambientais e de segurança pública interditou neste final de semana quatro adegas que operavam de forma irregular nas zonas norte e oeste de Manaus.
A ação, batizada de operação Harpócrates, teve como foco denúncias de poluição sonora e ausência de licenciamento ambiental, mas expôs uma realidade mais grave: esses estabelecimentos têm se tornado pontos de concentração de adolescentes em situação de vulnerabilidade, com relatos recorrentes de uso de drogas, que incluem o gás de ar comprimido, popularmente conhecido como “balão”, além de prostituição e aliciamento pelo tráfico.
Em uma das fiscalizações, na avenida José Henrique, bairro Monte das Oliveiras, a polícia constatou que uma das adegas funcionava mesmo após ter sido interditada. Os responsáveis foram autuados e poderão responder por crime ambiental.
A proliferação dessas “adegas irregulares” em bairros periféricos de Manaus vem sendo noticiada pela imprensa local, principalmente pelo uso do gás de buzina como entorpecente.
A falta de fiscalização sistemática e a omissão das autoridades de segurança pública são apontadas como fatores que favorecem a continuidade dessa prática, com consequências diretas sobre a saúde e a segurança de jovens manauaras.
Leia mais no g1.
Leia mais
Bar ‘adega’ é multado quase um ano após festa com adolescentes em Manaus
Foto: reprodução/vídeo