‘Por que procuram entre os mortos Aquele que vive?’

No sentido original judaico, Páscoa significa passagem e celebra a caminhada do povo de Israel pelo deserto, já liberto da escravidão no Egito

Mariane Veiga, por Jadir Augusto

Publicado em: 06/04/2023 às 22:10 | Atualizado em: 06/04/2023 às 22:27

A passagem que dá título ao texto está na Bíblia, no Novo Testamento, no Evangelho de Lucas, capítulo 24, versículo 5, e relata a fala dos anjos às mulheres que foram ao túmulo de Jesus e ali não o encontraram.

Segundo o Livro Sagrado, era domingo, três dias após a sua crucificação e aponta um dos novos significados da Páscoa, a ressurreição, a vitória da vida sobre a morte.

No sentido original judaico, Páscoa significa passagem e celebra a caminhada do povo de Israel pelo deserto, já liberto da escravidão no Egito. Em suma, sua libertação e, também, está escrito na Bíblia, no Antigo Testamento.

Para os cristãos, Jesus Cristo dá novo significado à Páscoa e suplanta o Antigo Testamento.

Enquanto a primeira parte da Bíblia descreve um Deus que é mais rigoroso, que pune, castiga, do “olho por olho, dente por dente”, o Novo Testamento aponta para o acolhimento, o perdão, o “dê a outra face”, para um Deus que simplesmente é Amor.

Contudo, mesmo observando a origem da palavra Páscoa, ela já nos remete ao sentido de passar, caminhar, andar; ou seja, movimentar-se, mudar de lugar… mudança.

Cristo trouxe uma nova prática e levou a sua boa nova de justiça, fraternidade, perdão, amor, aos que eram excluídos e criminalizados da sua época: pobres, mulheres, crianças, doentes, estrangeiros, deficientes, cobradores de impostos, prostitutas…

Esse choque de doutrina e comportamento, claro, contrariou os interesses dos falsos profetas e poderosos do seu tempo, que exploravam o povo, principalmente pela fé, a fim de manter privilégios.

O Emmanuel, por obras e palavras, começou a abrir olhos e corações de uma gente enganada e sofrida e isso levou-o ao seu calvário.

Hoje, no Domingo de Páscoa, festa maior do Cristianismo, conclamo a buscarmos o Ressuscitado entre os vivos, na pessoa do próximo, que tanto amou.

Que possamos ser mulheres e homens novos em Cristo Jesus de verdade.

Feliz Páscoa, a vitória da vida sobre a morte, que sempre prevaleça o Amor!

O autor é cristão católico, administrador, professor e primeiro secretário da Associação dos Moradores do Bairro da Redenção (Manaus-AM).

Foto: Reprodução