ZFM pode se beneficiar com tarifaço de Trump, diz Wilson Lima

Governador do Amazonas destacou oportunidades para a ZFM diante de barreiras fiscais dos EUA.

Natal do Amazonas será com R$ 1,6 bi na economia, diz governador

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 03/04/2025 às 15:27 | Atualizado em: 03/04/2025 às 15:42

O governador Wilson Lima (União Brasil) prevê que o tarifaço do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que aplica custo de 10% sobre todas as exportações brasileiras, deverá gerar mais oportunidade de negócios do que prejuízo ao Amazonas e à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Durante entrevista ao programa “Manhã de Notícias”, da rede Tiradentes, nesta quinta-feira (3), ele afirmou que há chances da Zona Franca de Manaus se tornar um centro distribuidor de produtos da China.

Esse cenário leva em conta que a sobretaxa obrigará a saída de empresas chinesas dos EUA. Dessa forma, seriam obrigadas a buscar outros lugares de distribuição.

“A China usa os EUA como centro distribuidor de alguns produtos, e a gente pode abrigar aqui na Zona Franca de Manaus essas empresas, porque aqui a China vai encontrar mais campo fértil de competitividade do que nos EUA”.

Por isso, o próprio EUA, avaliou Lima, poderá se tornar um importador dos bens chineses. Mas, a partir da ZFM.

“Da mesma forma que os EUA importam produtos da China, como semicondutores, nós podemos ser fornecedores”.

Apesar do otimismo, Lima mantém cautela e já encomendou um estudo sobre o tarifaço de Trump às Secretarias de Fazenda (Sefaz) e Desenvolvimento Econômico (Sedecti).

Leia mais

Câmara aprova ‘projeto da reciprocidade’ em resposta a tarifaço de Trump

Importância das vacinas

Ainda na entrevista, Lima falou sobre a importância da vacinação, principalmente diante do aumento de casos de viroses e covid.

O governador, que se recupera das duas doenças, retorna às atividades no dia 7 de abril.

“É importante vacinar, porque a imunidade acaba aumentando e o impacto dos sintomas são menores no organismo”, ressaltou.

Ele alertou ainda que o período sazonal aumenta o risco de contaminação e que os cuidados precisam ser redobrados, especialmente com crianças e idosos.

Com isso, para reduzir o número de internações de crianças, o governador ressaltou o plano Alto Oportuna, que garante atendimento e kit de medicamentos para o tratamento ser feito em casa.

Leia mais

Com covid e influenza, Wilson Lima adia lançamento do festival de Parintins

Primeiro Caic autista

Outra novidade anunciada por Wilson Lima foi a inauguração, em junho, da primeira unidade de um Centro de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Caic TEA) na zona Leste de Manaus.

A unidade será voltada exclusivamente para o atendimento de crianças e adolescentes com diferentes transtornos neurológicos, oferecendo suporte de uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, neurologistas e outros especialistas.

Confira a entrevista completa:

Foto: Alex Pazuello/Secom