ZFM discute impactos da reforma tributária com setor produtivo

Encontro promovido pelo Governo do Amazonas trata de mudanças sobre IBS, substituto do ICMS

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/05/2025 às 19:59 | Atualizado em: 08/05/2025 às 20:04

O Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), do Governo do Amazonas, reuniu representantes da indústria e entidades de classe para debater o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária (projeto 108/2024), que trata da criação do comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O encontro foi neste dia 8 de maio, em Manaus.

O secretário da Fazenda (Sefaz), Alex del Giglio, disse que o diálogo é importante para proteger a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) e garantir a sustentação fiscal do estado. 

Leia mais

Sefaz-AM debate nova fase da reforma tributária com entidades

Representantes do setor produtivo, como o Sinduscon (Sindicato da Construção Civil), Fieam e Cieam (Federação e Centro da Indústria do Amazonas) e CDL (clube de lojistas) Manaus, participaram do encontro, que reforçou a estratégia de atuação do estado frente às mudanças no sistema tributário nacional.

O coordenador do Cate, Nivaldo Mendonça, apresentou os principais pontos do projeto 108, sobretudo os que dizem respeito à indústria incentivada e as receitas próprias do Amazonas.

Foto: Secom