Wilson Lima terá reunião política hoje com prefeito de Parintins 

Até o ano passado, governador tinha relações cortadas com o prefeito de então, Bi Garcia; agora, com Mateus Assayag a coisa mudou

Wilson Lima terá reunião política hoje com prefeito de Parintins 

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 11/04/2025 às 07:12 | Atualizado em: 11/04/2025 às 07:12

O governador Wilson Lima (União) vai aproveitar ida hoje a Parintins para lançar o 58º festival folclórico de Garantido e Caprichoso para também fazer política.

Chama atenção que sua agenda na cidade consta um encontro com o prefeito local, Mateus Assayag (PSD). Ele também vai conversar com vereadores, conforme consta em sua programação na ilha.

Os encontros ocorrem num momento em que o governador se prepara para as eleições de 2026. Ele deve se candidatar a senador.

Sua aproximação com o prefeito de Parintins ou realinhamento do município com o governo é novidade nos últimos sete anos. 

O relacionamento era distante desde o começo da gestão Wilson Lima, a quem o ex-prefeito Bi Garcia não apoiou em 2018.

Depois, a distância tensionou ainda mais, ao ponto do estado tirar a Prefeitura de Parintins da organização do Festival Folclórico de Parintins no ano passado. 

Garcia fez campanha contra a reeleição do governador em 2022. Em outra ponta, Wilson fez forte campanha contra a eleição de Mateus, candidato de Bi Garcia.

Contudo, este ano, o alinhamento Governo X Prefeito, Lima X Assayag mudou. O primeiro sinal público desse alinhamento aconteceu no Teatro Amazonas, no dia 28 passado, quando o estado lançou o festival na capital.

Na ocasião, Wilson posou para foto com Mateus. E mais fez questão de esperá-lo para o registro, gesto inimaginável com Bi Garcia.

Leia mais

Wilson Lima e Mateus Assayag se encontram hoje pela primeira vez

Novo Bumbódromo 

Durante o lançamento da disputa folclórico de Garantido e Caprichoso, o governador Wilson Lima vai falar de seu projeto de construir um novo bumbódromo. A ideia de ampliar o local do espetáculo foi apresentada por ele no ano passado.

Hoje, ele deve falar do cronograma dos processos de consulta pública e contratação dos serviços.

Esgotamento sanitário

Outro compromisso da agenda do governador será dar início às obras do esgotamento sanitário da cidade. Esse tipo de estrutura praticamente não existe na cidade.

Foto: BNC AMAZONAS