Wilson Lima aponta impacto da rota Manta-Manaus à logística da ZFM

Governo federal incluiu projeto do Amazonas no PAC e o lançou em Tabatinga

Wilson Lima aponta impacto da rota Manta-Manaus à logística da ZFM

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas *  

Publicado em: 10/04/2024 às 18:22 | Atualizado em: 15/04/2024 às 11:21

As vantagens logísticas à exportação de produtos e à importação de matéria prima da Zona Franca de Manaus (ZFM) foram apontadas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, no lançamento do projeto Manta-Manaus pelo governo federal neste dia 9, em Tabatinga.

De acordo com Lima, essa rota do Amazonas à Ásia, pelo oceano Pacífico, vai derrubar pela metade o tempo de viagem. Em consequência, os custos logísticos.

Essa rota é fundamental, porque vai criar mais uma alternativa muito mais interessante do que a gente tem hoje. Um navio que sai com insumos da China para Manaus dura, em média, 45 ou 50 dias. Com essa rota, a gente pode economizar 15 ou 20 dias. Imagina o ganho de logística para que esse produto chegue a Manaus, disse o governador.

Conforme o governo federal, esse itinerário, que evita a passagem pelo canal do Panamá, deve estar 100% implantado até 2026.

O projeto apresentado pelo Governo do Amazonas foi inserido nos investimentos previstos pelo Novo PAC, o programa de obras federal.

Leia mais

Em Brasília, deputados apresentam nova rota comercial Manta-Manaus

Tabatinga, AM: Rota Manta-Manaus é lançada dia 9 por ministros

Competitividade

Para Lima, a expectativa é de que a nova rota aumente a competitividade dos produtos do polo industrial da ZFM.

Ele foi a Tabatinga para o lançamento da rota com os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.

Vocês ganham em tempo, em quilometragem. Nós estamos falando em diminuir essa distância aqui até Shanghai, na China, em 10 mil quilômetros a menos. O que significa que os produtos do Amazonas se tornam mais competitivos, ou seja, vão vender mais, o Brasil vai vender e poder comercializar mais”, disse Simone.

Leia mais

ZFM: empresas se adequam ao mapa da logística com reforma tributária

A rota

Conforme o projeto, a nova rota sai de navios de Manaus pelo rio Solimões, até Tabatinga, na tríplice fronteira com Peru e Colômbia.

De lá, pelo rio Napo, no Peru, balsas chegarão ao porto de Manta, na província de Providência, já no Equador, no oceano Pacífico.

E daí para a Ásia, destino de produtos da ZFM e de fornecimento de insumos ao polo industrial de Manaus.

Sendo assim, hoje essa viagem, de até 50 dias, passa pelo canal do Panamá, encarecendo os custos das empresas.

*Com informações da Secom.

Foto: Alex Pazuello/ Secom