Wilson acompanha eleição no Congresso e pede apoio para o AM
O governador Wilson Lima marcou presença na eleição do Congresso e solicitou apoio do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para demandas do Amazonas.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 01/02/2025 às 15:54 | Atualizado em: 01/02/2025 às 15:55
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) foi um dos chefes de Executivos estaduais que marcaram presença nas eleições das presidências e mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado neste sábado, 1º de fevereiro de 2025.
Por conta da proximidade regional, Lima foi cumprimentar pessoalmente o senador Davi Alcolumbre (União-AP), eleito presidente do Senado.
Dessa forma, o governador do Amazonas destacou o papel que o político amapaense exercerá na condução do Senado e do Congresso Nacional principalmente em relação às questões da Amazônia:
“Nós temos algumas questões que são sensíveis ao estado do Amazonas, assim também como aos estados da região Norte: são questões relacionadas à infraestrutura, BR 319 e outras pautas ambientais, levando em consideração a COP 30. Mas, sobretudo a reforma tributária, pois, ainda há algumas leis complementares que necessitam de decisões do Congresso”, explicou Wilson Lima.
Segundo o governador, o Amazonas ainda tem batalhas muito grandes para enfrentar para proteger a Zona Franca de Manaus.
Assim, no momento em que se tem o presidente da Câmara, Hugo Mota, e se tem um diálogo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que é do meu partido União Brasil e da região Norte, do estado do Amapá, isso facilita muito esse entendimento e as decisões”, ressaltou.
Crédito de carbono
Além da “briga” para aprovar a reforma tributária e manter a competividade da ZFM, o governador Wilson Lima também citou a aprovação de um projeto de lei, no Senado, para a questão dos créditos de carbono.
Segundo ele, se não houvesse a intervenção dos governadores do consórcio da Amazônia, a lei seria muito danosa aos estados, inclusive ao Amazonas.

“Então, a gente ter essa relação especialmente no Senado, com o novo presidente amazônida, Davi Alcolumbre, ter esse caminho de diálogo é fundamental”.
Pedidos à bancada
Desse modo, Wilson Lima reiterou as demandas do estado do Amazonas a serem apresentadas à bancada de deputados federais e senadores, em 2025, estão relacionadas à reforma tributária (continuidade das votações das leis complementares à Emenda Constitucional 132/2023).
Leia mais
Ministros de Lula usam boné com slogan nacionalista no Senado
Assim como questões relacionadas à COP 30, com realização em novembro, no Pará. A lei de crédito de carbono e de outras alterações legislativas, que eventualmente precisarão ser feitas.
“Enfim, nós estamos vigilantes a todas as decisões que serão tomadas com relação à questão ambiental e ao desenvolvimento sustentável”, declarou o governador.
Acima da política
Questionado sobre o fato de ser de campo político oposto aos senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM) e se isso atrapalha o diálogo para levar benefícios ao Amazonas, o governador Wilson Lima disse que as questões envolvendo o estado estão acima da política.
“Essas questões, que dizem respeito à BR 319, crédito de carbono ou qualquer outra lei ou medida para beneficiar o estado do Amazonas, elas estão acima de qualquer questão partidária”, disse Wilson Lima.
Foto: BNC Amazonas