Valor Econômico publica mentira sobre Zona Franca de Manaus
Jornal afirma que a ZFM concede incentivos fiscais a bebidas alcoólicas, mas isso não condiz com a realidade dos benefícios concedidos.

Neuton Corrêa , da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/01/2025 às 08:34 | Atualizado em: 22/01/2025 às 11:10
O jornal Valor Econômico publicou neste dia 21 de janeiro uma flagrante mentira sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Foi em matéria na qual noticiou a crise na empresa Petrópolis, fabricante das cervejas Petra e Itaipava.
“A cervejaria do grupo teve queda de 35% nas vendas de janeiro a setembro e prejuízo líquido de R$ 933 milhões, acima do ano anterior, segundo levantamento da reportagem em relatórios de desempenhos mensais. No grupo, a perda é de pouco mais de R$ 1 bilhão”, diz a reportagem.
Para pagar essa dívida, informa o Valor, “O grupo Petrópolis, do empresário Walter Faria, fechou um financiamento no modelo ‘debtor-in-possession’ (devedor em posse, em tradução literal do inglês) com o banco Original, controlado pela J&F Participações, da família Batista, no valor de R$ 328 milhões.
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A mentira
Mas, apesar dos dados da própria matéria, a Petra e a Itaipava perderam mercado “porque seus concorrentes têm incentivos da Zona Franca de Manaus, e se beneficiaram de um planejamento tributário abusivo”.
Eis aqui a mentira do jornal, uma das publicações do grupo O Globo, que vira e mexe faz ataques à ZFM.
É que a ZFM não concede incentivos fiscais para bebidas alcoólicas. Esse produto é um dos cinco que não há concessão de incentivos (armas e munições, veículos de passageiros, fumo, bebidas alcoólicas e perfumaria de tocador).
Logo, é mentirosa a afirmação de que a empresa perdeu mercado porque seus concorrentes instalados na ZFM tem “vultuosos incentivos”.
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Foto: reprodução/Valor Econômico