Aldir Blanc beneficia projeto Uxirana, da Floresta Nacional do Purus
Projeto Uxirana promove capacitação e sustentabilidade com artesanato caboclo na Flona do Purus.

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 11/08/2025 às 16:30 | Atualizado em: 11/08/2025 às 16:30
O artesanato caboclo da Floresta Nacional do Purus (Flona) foi contemplado, ficando em primeiro lugar no edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).
O projeto Uxirana: artesanato caboclo promoverá capacitação para beneficiamento dos Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM), na Escola de Arte e Saberes Florestais Jardim da Natureza – um museu a céu aberto – localizado na vila Céu do Mapiá/ Flona do Purus.
Segundo a coordenadora do projeto, Arlete Maciel, o objetivo do projeto é dar continuidade aos processos produtivos na oficina de beneficiamento, na comunidade.

“Além do beneficiamento propriamente dito, o projeto traz em seu escopo, ações voltadas a educação não formal, e temas como a educação patrimonial, a conscientização ambiental e o protagonismo juvenil, fortalecendo os processos de inclusão social e em rede”, afirma Arlete Maciel”, disse a coordenadora.
O projeto Uxirana organiza-se em torno do plantio, da coleta, do beneficiamento, e da produção do artesanato. A produção é voltada ao artesanato holístico e às linhas de acessórios, utilitários e decorativos.
Trata-se de um projeto piloto que incrementa o desenvolvimento da cadeia produtiva da semente, mas também de cipós, pigmentos naturais, e fibras vegetais, o qual interage com o manejo florestal da Flona, em busca da sustentabilidade.
Ao todo, 20 jovens serão capacitados. O projeto conta com uma equipe de 14 pessoas, entre coordenadores, produtores, designers e artesãos.
Leia mais
Cultura repassa R$ 10,7 milhões da Aldir Blanc ao Amazonas
Fazem parte da equipe do projeto além de jovens protagonistas da comunidade, a mestre artesã, Arlete Maciel, Francesco Maciel, designer oficineiro e coordenador local, especialista em biojoia, a produtora executiva, Bianca Squarisi, a fotógrafa e criadora de conteúdo digital, Maria Celeste da Silva, o aprendiz de mateiro e organizador de eventos, Antônio José Tomás, a designer de biojoia, Karina Henestrosa, a artista cênica e coordenadora de mídia social, Jackeline Monteiro, o artista multimedia e coordenador de mídia audiovisual, Felipe Fernandes, e a jornalista e antropóloga, Juliana Belota.

Fotos: divulgação