EUA quer fomentar negócios sustentáveis no Amazonas

O Amazonas recebeu representante do Departamento de Comércio dos EUA, para discutir parcerias.

Diamantino Junior

Publicado em: 22/01/2025 às 17:38 | Atualizado em: 22/01/2025 às 17:41

O Amazonas deu um importante passo para o fortalecimento de parcerias estratégicas voltadas à bioeconomia, negócios sustentáveis e inovação ao receber, nesta quarta-feira (22/01), Thales Demarchi, representante do Departamento de Comércio do Consulado-Geral dos EUA em São Paulo.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e pelo Escritório de Representação do Estado do Amazonas em São Paulo (ERGSP), reuniu autoridades locais, especialistas e representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Um dos destaques da programação foi a visita ao Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), onde ocorreu uma mesa-redonda com discussões sobre a promoção de negócios sustentáveis e o desenvolvimento de produtos a partir de recursos florestais.

O secretário-executivo da Sedecti, Jeibi Medeiros, ressaltou a relevância das ações em um ano marcado pela preparação para a COP30 e pela implementação do plano estadual de bioeconomia.

“Estamos empenhados em atrair investimentos e fomentar iniciativas que unam inovação e sustentabilidade, fortalecendo a posição do Amazonas como líder global em bioeconomia”, afirmou Medeiros.

Vitrine de oportunidades

O chefe do ERGSP, Alfredo Lins, destacou o papel estratégico do órgão na intermediação de novos negócios. “Nossa meta é apresentar o Amazonas como uma vitrine de oportunidades, promovendo não apenas investimentos comerciais, mas também parcerias em setores como energia, mineração e tecnologia”, disse.

Thales Demarchi elogiou a organização da agenda e destacou o potencial de colaboração entre os setores privados dos dois países. “O desenvolvimento conjunto na área de bioeconomia e indústria trará mais prosperidade econômica para Brasil e Estados Unidos”, afirmou.

Perspectivas para o futuro

O diretor administrativo-financeiro do CBA, Carlos Henrique Costa, enfatizou a necessidade de parcerias público-privadas para impulsionar projetos inovadores que beneficiem comunidades locais, povos indígenas e ribeirinhos.

Leia mais

Centro de Biotecnologia da Amazônia está a um passo da autonomia jurídica

A programação continuará nesta quinta-feira (23/01), com visitas a fábricas na Zona Franca de Manaus e apresentações de startups locais, reforçando o compromisso do Amazonas com inovação e sustentabilidade.

Fotos: Bruno Leão/Sedecti