Recofarma é reconhecida como maior exportadora da ZFM em 2024

Fábrica da Coca-Cola recebe pela 13ª vez prêmio industrial da Fieam

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/05/2025 às 18:55 | Atualizado em: 09/05/2025 às 19:05

A Recofarma Indústria da Amazônia, braço da Coca-Cola Brasil em Manaus e quarta maior unidade global de concentrados da marca, foi eleita a maior exportadora da Zona Franca de Manaus (ZFM) em 2024. 

O reconhecimento será oficializado na 13ª edição do Prêmio Industrial do Ano, promovido pela Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), no dia 23 de maio, no Sesi Clube do Trabalhador.

Com 35 anos de atuação no Amazonas, a Recofarma atende mercados da América Latina, como Colômbia, Venezuela, Paraguai, Uruguai e Bolívia, produzindo mais de 200 fórmulas de bebidas não alcoólicas.

Leia mais

ZFM discute impactos da reforma tributária com setor produtivo

Destaques de 2024

  • Investimento de R$ 550 milhões na expansão da fábrica, com tecnologia da Indústria 4.0;
  • Produção ampliada de concentrados com uso de automação avançada;
  • Planejamento logístico antecipado para driblar os impactos da estiagem nos rios amazônicos.

Segundo Gustavo Biscassi, diretor de assuntos públicos da Coca-Cola para o Brasil e Cone Sul, o prêmio reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico do estado.

“Nosso foco está em crescer de forma responsável, contribuindo com as comunidades e atuando com responsabilidade em toda a cadeia”.

Leia mais

Indústrias da ZFM anunciam expansão de produtos e empregos

Sustentabilidade e impacto social

Além do desempenho industrial, a Coca-Cola mantém no estado o programa Olhos da Floresta, criado em 2016, que apoia mais de 350 famílias em 124 comunidades de 19 municípios do Amazonas. 

A iniciativa atua no fortalecimento da cadeia do guaraná local, com incentivo à agricultura familiar, uso de práticas agroecológicas e aquisição de insumos da região.

O programa assegura que 100% do guaraná utilizado na Fanta Guaraná e no refrigerante Tuchaua seja de origem amazonense, promovendo geração de renda, proteção ambiental e inclusão produtiva.

A empresa também apoia instituições sociais com fornecimento de alimentos e materiais de higiene para crianças e idosos, por meio de campanhas internas e doações corporativas.

Foto: divulgação