Quedas de pontes na BR-319 pesam contra candidato bolsonarista em SP

As pontes são de responsabilidade do Dnit, órgão do Ministério da Infraestrutura, que estava sob o comando de Tarcísio de Freitas

Agora é ex-ministro que diz pôr 'cara no fogo' pelo 'chamuscado' Bolsonaro

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 10/10/2022 às 17:51 | Atualizado em: 10/10/2022 às 17:51

Candidato bolsonarista ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está sendo alvo de críticas por parte dos seus adversários após as quedas de duas pontes na BR-319 que foram construídas e reformadas na sua gestão no Ministério da Infraestrutura.

A rodovia foi interditada há 12 dias após desabamento da ponte sobre o Rio Curuçá, que fica no km 23, deixando quatro pessoas mortas e 14 feridas. Menos de duas semanas depois, a ponte Autaz Mirim também desabou na BR.

As pontes são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), órgão do Ministério da Infraestrutura, que estava sob o comando de Tarcísio de Freitas, apontado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como um de seus ex-ministros mais competentes.

O líder da minoria na Câmara dos Deputados, Alencar Santana (PT-SP), foi um dos que associou o candidato de Bolsonaro ao governo de São Paulo com a tragédia e indícios de corrupção.

“Pontes caindo no Amazonas, fraude de R$ 1 BILHÃO em verbas para a construção de rodovias. Sabem quem era o ministro de Infraestrutura no governo do miliciano Bolsonaro?”, escreveu o líder no Twitter.

Erika Hilton (PSOL), primeira mulher trans eleita deputada federal por São Paulo, ironizou a situação: “Selo Tarcísio de Freitas de qualidade! Veio continuar o trabalho do PSDB nas crateras do metrô de SP”.

As críticas também partiram do candidato derrotado ao Senado por São Paulo. “Em 10 dias caíram DUAS pontes que estavam sob a responsabilidade de Manutenção do MIN. IINFRA ESTRUTURA. Adivinha quem era o responsável é quem indicou o atual Ministro???”, postou Márcio França (PSB).

“O Brasil inteiro precisa saber o que significa para o Amazonas e Rondônia a pavimentação da BR-319. Estrada liga Manaus a Porto Velho e já foi toda asfaltada na década de 70. Recuperá-la é um compromisso de campanha do presidente Jair Bolsonaro que o Dnit começa a cumprir”, escreveu Tarcísio em junho deste ano.

Leia mais

Outra ponte desaba na BR-319 e deixa população isolada

Governador do AM decreta emergência em pontes da BR-319

Foto: Divulgação