PT vai escolher dirigentes em voto na urna eletrônica

Decisão vale para diretórios nacional, estaduais e municipais. No Amazonas, Sinésio Campos diz que sempre defendeu isso

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 17/02/2025 às 21:28 | Atualizado em: 17/02/2025 às 22:15

O diretório nacional do PT decidiu neste dia 17 de fevereiro (segunda-feira) retomar o processo de eleição direta para a escolha das suas instâncias partidárias. 

As eleições para as direções nacional, estaduais e municipais serão no dia 6 de julho. A renovação dos dirigentes será feita por meio de voto em urna eletrônica. 

Por trás da decisão, houve a pressão do ex-ministro José Dirceu, que fez campanha pela retomada das eleições diretas. Antes, só as direções municipais eram eleitas dessa forma.

 Os grupos mais à esquerda do partido, como Democracia Socialista e Resistência Socialista, defenderam a forma hibrida de escolha, mas foram derrotados por 61 a 24.

O presidente do diretório do Amazonas, deputado Sinésio Campos, diz que sempre defendeu as eleições diretas para os dirigentes. 

“Quando o PT iniciou suas escolhas para seus dirigentes eram eleições diretas em todos os níveis, depois passou a ser eleições de seus dirigentes nos congressos estaduais e nacional, sendo diretas apenas nas direções municipais. Quem ganha é o partido com as escolha das diretas”, afirmou ao BNC Amazonas.

Por ter sido reeleito presidente estadual, o deputado não poderá ser candidato, mas disse que sua tendência, o Movimento PT, já lançou o seu líder nacional, Romênio Pereira, atual secretário de relações internacionais do partido, como candidato a presidente da sigla.

De acordo com ele, sua tendência política só fica atrás do grupo majoritário Construindo um Novo Brasil. 

Leia mais

Lula e PT Amazonas querem vaga na chapa de Omar Aziz em 2026

Sucessão no Amazonas

No plano estadual, Campos disse que ainda não foi escolhido o candidato ou candidata, mas prevê que todos as forças terão que anunciar logo, pois de forma direta ganha quem apresentar logo seus nomes.

Cogita-se que podem ser candidatos no processo direto nomes como o vereador José Ricardo e o ex-dirigente Valdemir Santana.

Foto: divulgação/assessoria